Site é tudo aquilo que você consegue acessar através de um navegador: loja virtual, rede social, um portal ou um site de pesquisa, por exemplo. Existem diversos tipos de site e cada um deles tem um objetivo específico, como um site de vendas ou de artigos. Antes de fazer um site é muito importante ter clareza do tipo de serviço que você quer ofertar para o seu público, e também o que você precisa ter dentro do seu negócio.
De maneira ampla, o site serve para você fazer uma apresentação institucional da sua empresa, ele serve como canal de vendas e também para gerar leads de conversão – ou seja, gerar oportunidades de novos clientes. O site também serve como uma ferramenta social, como Facebook e Instagram, ou um site de pesquisas, como o Google e o Yahoo.
É extremamente importante mantê-lo atualizado, responsivo e rápido e talvez, redesenhá-lo, mas, redesenhar um site não é uma tarefa fácil. Requer muita análise, estudo, tempo e, potencialmente, dinheiro, mas as vantagens podem ser enormes.
É importante observar aqui que “redesenhar” não significa necessariamente que você precise alterar todos os elementos de sua marca e design gráfico. Na verdade, os redesenhos podem envolver apenas modificações funcionais que ajudam o seu site a funcionar melhor e a atingir seus objetivos de marketing.
Se você não estiver satisfeito com seus resultados, é hora de redesenhar. Examinar as taxas de conversão do seu site pode te fornecer uma ideia clara do que precisa ser ajustado nele. Aqui estão algumas perguntas que você deve se fazer para se orientar no seu processo de redesenho:
Se você for como a maioria das empresas, sua estratégia de marketing é bastante fluida e reflete mudanças nos resultados. Embora você claramente não precise fazer uma reformulação completa do site cada vez que ajustar suas metas de marketing, é uma boa ideia verificar de vez em quando para ter certeza de que seu site ainda está alinhado com seus planos de marketing mais recentes. Faça a si mesmo perguntas como:
Claro, se você não altera sua estratégia de marketing há algum tempo, pode não ser seu site que é o problema.
Se a finalidade do seu site mudou, atualize seu layout para ficar mais alinhado com seus objetivos. Por exemplo, se seus novos objetivos são fornecer mais conteúdo para geração de leads (talvez alguns posts de “como fazer” em blogs e e-books), certifique-se de incluir CTAs (Call to Actions) em sua página inicial e em outras páginas do site.
Isso pode parecer óbvio, mas você provavelmente já tropeçou em sites disfuncionais, para dizer o mínimo. Seu site pode não estar nesse nível… mas ainda pode não ser tão amigável quanto poderia ser. A verdade é que pode haver elementos de um site que não são eficazes – e você pode não perceber que eles estão tornando seu site menos eficaz.
A funcionalidade deve ser um foco primordial para você – se não for, seus esforços de geração de tráfego e leads podem ser prejudicados. A maneira como você – e outras pessoas a quem você pede para testar o site – responde a essas perguntas pode apontar na direção certa de um redesenho:
Se você já está considerando um redesenho, é provável que tenha aprendido bastante ao longo do caminho sobre o que não funciona bem no processo de design. Em vez de ter um grande objetivo de redesenho do site, adote uma abordagem iterativa. Ter essa abordagem pode ajudá-lo a usar as informações que você reuniu sobre o que funciona em seu site atual e a planejar adequadamente. Em outras palavras, você saberá se as necessidades dos usuários atuais estão sendo atendidas.
Você provavelmente nem percebe as pequenas mudanças que alguns dos sites que você visita com frequência fazem regularmente – as grandes marcas têm equipes inteiras dedicadas a iterar cada pequeno detalhe. Como você pode não ter tantos recursos quanto essas grandes marcas, certifique-se de que cada mudança tenha um propósito claro e resolva um problema. Perguntas como essas podem ajudá-lo a decidir se você tem um propósito e um problema claros para resolver:
Mais de 70% de todo o tráfego da web vem de dispositivos móveis . Se o seu site ainda não estiver responsivo, as chances de você perder leads e talvez até mesmo clientes são altas. Os usuários móveis deixaram claro que desejam ter uma ótima experiência do usuário em seus dispositivos – os mesmos que eles têm em desktops – portanto, esta deve ser a principal prioridade para sua empresa, caso ainda não tenha sido criada.
Ter um conteúdo fantástico em seu site pode melhorar tudo, desde a retenção de clientes até o SEO – e com as mudanças contínuas nos algoritmos dos motores de busca, seria inteligente implementar um plano de conteúdo sólido. Dito isso, conteúdo de qualidade é inútil se seus visitantes não puderem encontrá-lo prontamente.
Portanto, se você está planejando fazer grandes mudanças em sua estratégia de conteúdo (talvez aumentando a produção do seu blog?), Um redesenho da web pode ser inteligente. Dessa forma, seus ótimos posts, ebooks e outros conteúdos são facilmente encontrados (e seu banco de dados de leads crescerá da maneira que você deseja). Se você está em dúvida sobre uma reformulação em nome de sua estratégia de conteúdo, pergunte-se o seguinte:
Obviamente, você não precisa dar uma reformulação em seu site toda vez que um de seus concorrentes muda o dele. Dito isso, se eles fizerem alterações que melhorem substancialmente suas classificações e acabem empurrando você para baixo nas pesquisas, provavelmente é hora de fazer algumas alterações em seu site.
Se você passar algum tempo no site de um concorrente e perceber que ele pode atender às suas metas muito melhor do que o seu próprio site, é hora de arregaçar as mangas e se ocupar. Manter uma vantagem na pesquisa não deve ser seu único objetivo, mas se você não está perto do topo das SERPs (Search Engine Results Page – Páginas de Resultados de Busca) porque os negócios concorrentes estão impedindo você de chegar lá, analise quais ajustes de SEO você pode fazer em seu site.
Se o seu site for como a maioria dos outros, você incorporou ferramentas de terceiros que melhoram sua funcionalidade, como widgets de carrinho de compras. Mas, se algumas (ou todas) essas ferramentas em seu site não atendem aos padrões de funcionalidade modernos, é melhor atualizá-las. Faça a si mesmo estas perguntas para determinar se você precisa substituir ou remover algumas ferramentas:
Nada afasta os clientes como ferramentas de terceiros que estão desatualizadas em termos de função ou design ou simplesmente não funcionam corretamente, então mude para outras mais modernas que não só atrairão seus visitantes, mas também os transformarão em leads .
Identificar-se com um dos oito cenários acima não deve fazer com que você entre no modo de pânico e mergulhe fundo em um redesenho, mas perceber alguns golpes perto de casa pode significar que é hora de começar um novo design.
O objetivo do seu site é trazer negócios para você. Se não estiver fazendo isso, é hora de determinar por que não e fazer as alterações necessárias
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