Web Site Profissional

O que é um site?

Site é tudo aquilo que você consegue acessar através de um navegador: loja virtual, rede social, um portal ou um site de pesquisa, por exemplo. Existem diversos tipos de site e cada um deles tem um objetivo específico, como um site de vendas ou de artigos. Antes de fazer um site é muito importante ter clareza do tipo de serviço que você quer ofertar para o seu público, e também o que você precisa ter dentro do seu negócio. 

De maneira ampla, o site serve para você fazer uma apresentação institucional da sua empresa, ele serve como canal de vendas e também para gerar leads de conversão – ou seja, gerar oportunidades de novos clientes. O site também serve como uma ferramenta social, como Facebook e Instagram, ou um site de pesquisas, como o Google e o Yahoo. 

Quais são os tipos de site?

VEJA QUAL TIPO DE SITE SE ENCAIXA MAIS A SUA NECESSIDADE

Site institucional

Site institucional

Serve para expor os produtos ou serviços que você oferece para o seu público, junto das suas áreas de atuação e depoimentos de clientes fiéis à sua marca. A maioria das empresas também usam o site institucional para compartilharem os seus resultados, trazendo novas oportunidades de negócios.

Normalmente o site institucional é feito usando textos sucintos e diretos para conseguirmos fazer a divulgação certa da empresa - ou a sua própria divulgação, se você for um profissional autônomo.

Portal ou Blog

Portal ou Blog

Sites como Uol, O Globo e Terra são bons exemplos deste tipo de plataforma. O seu objetivo é compartilhar informações, como notícias, artigos, pesquisas e reportagens. O legal do blog, vinculado a um site institucional, é que ele sempre será atualizado com conteúdos novos, aumentando a visibilidade e melhorando o posicionamento do seu site no buscador.

Ou seja, cada vez em que você colocar um conteúdo novo em seu blog, o Google fará uma leitura deste material e o pontuará de acordo com a sua qualidade. É desta forma que os primeiros sites do buscador aparecem nessa posição: os sites possuem um blog que é frequentemente atualizado e otimizado para melhorar a experiência dos leitores e, assim, ganhar mais pontos com o Google.

Landing Page

Landing Page

A landing page é uma página de captura de leads, também conhecida como página de aterrissagem. Ela é muito mais simples de ser feita se comparada ao site institucional ou ao blog, sendo possível expor um tipo de produto ou serviço e capturar informações sobre possíveis clientes.

Hot site ou One Page

Hot site ou One Page

É um site simples, enxuto e muito mais direto se comparado a landing page, geralmente ele tem uma página só onde todas as informações são concentradas. O ponto positivo deste tipo de site é que o tempo gasto para a sua criação é menor e, mesmo sendo simples, ele pode atender as necessidades da empresa.

Quando um site precisa
de um redesenho?

É extremamente importante mantê-lo atualizado, responsivo e rápido e talvez, redesenhá-lo, mas, redesenhar um site não é uma tarefa fácil. Requer muita análise, estudo, tempo e, potencialmente, dinheiro, mas as vantagens podem ser enormes.

É importante observar aqui que “redesenhar” não significa necessariamente que você precise alterar todos os elementos de sua marca e design gráfico. Na verdade, os redesenhos podem envolver apenas modificações funcionais que ajudam o seu site a funcionar melhor e a atingir seus objetivos de marketing.

MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER UM REDESENHO:

Se você não estiver satisfeito com seus resultados, é hora de redesenhar. Examinar as taxas de conversão do seu site pode te fornecer uma ideia clara do que precisa ser ajustado nele. Aqui estão algumas perguntas que você deve se fazer para se orientar no seu processo de redesenho:

  • Sua frase de chamariz converte visitantes em clientes potenciais e clientes?
  • Suas páginas de destino inspiram as pessoas a aprender mais ao se aprofundar, ou são simplesmente páginas esteticamente agradáveis ​​que transmitem pouco valor?
  • Seu site tem muito texto ou está repleto de linguagem corporativa?
  • A aparência do seu site combina com a voz da sua empresa e fala diretamente com o seu público-alvo?

Se você for como a maioria das empresas, sua estratégia de marketing é bastante fluida e reflete mudanças nos resultados. Embora você claramente não precise fazer uma reformulação completa do site cada vez que ajustar suas metas de marketing, é uma boa ideia verificar de vez em quando para ter certeza de que seu site ainda está alinhado com seus planos de marketing mais recentes. Faça a si mesmo perguntas como:

  • Com que frequência você modifica sua estratégia de marketing?
  • As atualizações da estratégia de marketing afetam seu funil de conversão?

Claro, se você não altera sua estratégia de marketing há algum tempo, pode não ser seu site que é o problema. 😉

Se a finalidade do seu site mudou, atualize seu layout para ficar mais alinhado com seus objetivos. Por exemplo, se seus novos objetivos são fornecer mais conteúdo para geração de leads (talvez alguns posts de “como fazer” em blogs e e-books), certifique-se de incluir CTAs (Call to Actions) em sua página inicial e em outras páginas do site.

Isso pode parecer óbvio, mas você provavelmente já tropeçou em sites disfuncionais, para dizer o mínimo. Seu site pode não estar nesse nível… mas ainda pode não ser tão amigável quanto poderia ser. A verdade é que pode haver elementos de um site que não são eficazes – e você pode não perceber que eles estão tornando seu site menos eficaz.

A funcionalidade deve ser um foco primordial para você – se não for, seus esforços de geração de tráfego e leads podem ser prejudicados. A maneira como você – e outras pessoas a quem você pede para testar o site – responde a essas perguntas pode apontar na direção certa de um redesenho:

  • Um visitante pode encontrar prontamente as coisas mais básicas em seu site, como informações de contato?
  • A navegação do seu site é confusa?
  • Seu conteúdo importante está oculto?
  • As suas ofertas de produtos e serviços estão totalmente atualizadas?

Se você já está considerando um redesenho, é provável que tenha aprendido bastante ao longo do caminho sobre o que não funciona bem no processo de design. Em vez de ter um grande objetivo de redesenho do site, adote uma abordagem iterativa. Ter essa abordagem pode ajudá-lo a usar as informações que você reuniu sobre o que funciona em seu site atual e a planejar adequadamente. Em outras palavras, você saberá se as necessidades dos usuários atuais estão sendo atendidas.

Você provavelmente nem percebe as pequenas mudanças que alguns dos sites que você visita com frequência fazem regularmente – as grandes marcas têm equipes inteiras dedicadas a iterar cada pequeno detalhe. Como você pode não ter tantos recursos quanto essas grandes marcas, certifique-se de que cada mudança tenha um propósito claro e resolva um problema. Perguntas como essas podem ajudá-lo a decidir se você tem um propósito e um problema claros para resolver:

  • Os clientes ficarão chateados com uma grande reforma?
  • Você tem todas as respostas de que precisa de seus clientes para fazer uma mudança significativa?
  • Você pode reduzir custos fazendo pequenas alterações em um recurso principal?

Mais de 70% de todo o tráfego da web vem de dispositivos móveis . Se o seu site ainda não estiver responsivo, as chances de você perder leads e talvez até mesmo clientes são altas. Os usuários móveis deixaram claro que desejam ter uma ótima experiência do usuário em seus dispositivos – os mesmos que eles têm em desktops – portanto, esta deve ser a principal prioridade para sua empresa, caso ainda não tenha sido criada.

Ter um conteúdo fantástico em seu site pode melhorar tudo, desde a retenção de clientes até o SEO – e com as mudanças contínuas nos algoritmos dos motores de busca, seria inteligente implementar um plano de conteúdo sólido. Dito isso, conteúdo de qualidade é inútil se seus visitantes não puderem encontrá-lo prontamente.

Portanto, se você está planejando fazer grandes mudanças em sua estratégia de conteúdo (talvez aumentando a produção do seu blog?), Um redesenho da web pode ser inteligente. Dessa forma, seus ótimos posts, ebooks e outros conteúdos são facilmente encontrados (e seu banco de dados de leads crescerá da maneira que você deseja). Se você está em dúvida sobre uma reformulação em nome de sua estratégia de conteúdo, pergunte-se o seguinte:

  • Seus clientes podem encontrar facilmente seu conteúdo?
  • Seu conteúdo incorpora apelos à ação?
  • Os mecanismos de pesquisa podem encontrar e indexar seu conteúdo?

Obviamente, você não precisa dar uma reformulação em seu site toda vez que um de seus concorrentes muda o dele. Dito isso, se eles fizerem alterações que melhorem substancialmente suas classificações e acabem empurrando você para baixo nas pesquisas, provavelmente é hora de fazer algumas alterações em seu site.

Se você passar algum tempo no site de um concorrente e perceber que ele pode atender às suas metas muito melhor do que o seu próprio site, é hora de arregaçar as mangas e se ocupar. Manter uma vantagem na pesquisa não deve ser seu único objetivo, mas se você não está perto do topo das SERPs (Search Engine Results Page – Páginas de Resultados de Busca) porque os negócios concorrentes estão impedindo você de chegar lá, analise quais ajustes de SEO você pode fazer em seu site.

Se o seu site for como a maioria dos outros, você incorporou ferramentas de terceiros que melhoram sua funcionalidade, como widgets de carrinho de compras. Mas, se algumas (ou todas) essas ferramentas em seu site não atendem aos padrões de funcionalidade modernos, é melhor atualizá-las. Faça a si mesmo estas perguntas para determinar se você precisa substituir ou remover algumas ferramentas:

  • Como essas ferramentas de terceiros estão funcionando?
  • Eles estão diminuindo a velocidade do seu site?
  • Existem versões novas e aprimoradas agora disponíveis?

Nada afasta os clientes como ferramentas de terceiros que estão desatualizadas em termos de função ou design ou simplesmente não funcionam corretamente, então mude para outras mais modernas que não só atrairão seus visitantes, mas também os transformarão em leads .

Identificar-se com um dos oito cenários acima não deve fazer com que você entre no modo de pânico e mergulhe fundo em um redesenho, mas perceber alguns golpes perto de casa pode significar que é hora de começar um novo design.

O objetivo do seu site é trazer negócios para você. Se não estiver fazendo isso, é hora de determinar por que não e fazer as alterações necessárias

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